img_topo_01.jpg

Marcação de consultas

+ (351) 915 958 141
+ (351) 912 736 790

Subscrever Newsletter

Destaques

Consultório Dr. Paulo Ramos
Consultório Dr. Paulo Ramos • 
  • Consultório Dr. Paulo Ramos
  • Consultório Dr. Paulo Ramos
  • Consultório Dr. Paulo Ramos
  • Consultório Dr. Paulo Ramos
Acupunctura

A Acupunctura é uma das técnicas mais utilizadas na Medicina Chinesa e é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde desde 1979.

 
Definição de Acupunctura:
Acupunctura é a estimulação de pontos específicos do corpo, localizados na superfície da pele. Esta estimulação tem a capacidade de alterar diferentes condições fisiológicas e bioquímicas a fim de se obter o efeito desejado. Consiste na inserção e manipulação de finíssimas agulhas esterilizadas, em pontos específicos do corpo de modo indolor. As agulhas são descartáveis.
 
Como funciona a Acupunctura:
Os pontos de Acupunctura são áreas de sensibilidade, nas quais são introduzidas agulhas a fim de estimular vários receptores sensoriais que, por sua vez, estimulam os nervos que transmitem impulsos para o hipotálamo e a hipófise na base do cérebro.
Estudos mostram que o estímulo pela Acupunctura pode acionar o hipotálamo e as glândulas pituitárias, responsáveis pela liberação de endorfinas e neurotransmissores, resultando num amplo espectro de efeitos sistêmicos, aumentando a taxa de secreção de neurotransmissores e neuro-hormônios, melhorando o fluxo sanguíneo e estimulando a função imunológica.
Estima-se que as endorfinas são 200 vezes mais potentes do que a morfina. As endorfinas também desempenham um papel importante no funcionamento do sistema hormonal. Deste modo a Acupunctura é indicada e extremamente eficiente para eficaz na redução da dor e stress. É muito utilizada no tratamento de várias doenças, das quais se destacam cefaleias, artrite reumatóide, alergias, asma, sinusite, bronquite, gastrite, cólon irritado, obstipação, diarreia, dependência de drogas, reumatismo, dor ciática, paralisias pós-AVC, hipertensão e problemas da coluna vertebral.
As substâncias liberadas nas sessões de Acupunctura não só causam relaxamento em todo o corpo, como também regulam a serotonina no cérebro. É por isso que a depressão é muitas vezes tratada com Acupunctura.

Alguns exemplos de efeitos fisiológicos observados ao longo de tratamento contínuo são a redução de inflamações, o alívio da dor, bem como de espasmos musculares, além do aumento da contagem de células T, que estimulam o sistema imunológico.
 
Quanto tempo demora o tratamento com a Acupunctura.
O número de sessões e a frequência do tratamento vão variar de pessoa para pessoa, dependendo das condições do paciente, sua idade e saúde, além das respostas ao tratamento. A Acupunctura é uma medicina natural que auxilia o corpo a reagir e pode ser um processo gradual.

Uma consulta de avaliação permitirá saber a duração prevista do tratamento.
Geralmente problemas agudos requerem menos tempo e frequência de tratamento. No caso de uma distensão grave, por exemplo, uma ou duas sessões podem ser suficientes, enquanto que no caso de doenças crónicas podem ser necessárias várias sessões.